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O abandono de clientes na advocacia brasileira

No Brasil, milhares de advogados estão cometendo esta falha terrível, em particular aqueles que estão começando a sua carreira na advocacia, uma falha que pode custar muito caro na vida destes jovens profissionais.

Winicius Lima Winicius Lima

Podemos notar que nas grandes e médias cidades a advocacia está se transformando em um tipo de linha de produção, onde os advogados oferecem seus serviços e realizam funções específicas e repetitivas sem se preocupar com a opinião de seus clientes e após a finalização do processo abandonam o cliente e já buscam o próximo.

No Brasil, milhares de advogados estão cometendo esta falha terrível, em particular aqueles que estão começando a sua carreira na advocacia, uma falha que pode custar muito caro na vida destes jovens profissionais ao longo dos anos.

Desta forma podemos dizer que o abandono de clientes é evidenciado em grande parte dos escritórios e que para alguns profissionais jurídicos a sua clientela só possui valor e opinião em um momento, que seria o da assinatura do contrato de honorários advocatícios. Após este momento, vários advogados abandonam os seus clientes pensando que a partir daquele estágio o cliente não possui nenhum valor a agregar para o seu escritório.

Manter contato e solicitar um feedback do seu cliente após a finalização dos seus serviços é uma das fontes mais valiosas que o seu escritório pode ter, lembre-se que não são os seus familiares, amigos, e colegas de profissão que vão ter a real perspectiva de como anda o seu escritório, a qualidade dos seus serviços e a qualidade do seu atendimento. Desta forma, você não deve abandonar de forma alguma os seus clientes atuais, pois mantendo contato com eles, você vai conseguir extrair informações valiosas para a melhoria e aperfeiçoamento do seu escritório.

A recomendação é que você converse com o máximo de clientes possível pessoalmente, se não for possível tente entrar em contato via telefone ou até mesmo pelas redes sociais do escritório, fazendo perguntas como, por exemplo, o que ele acha que faltou no atendimento, para que o escritório possa melhorar cada dia mais e desenvolver um serviço de excelência para este cliente e todos os demais.

Toda informação recolhida através do feedback com seus clientes vai ajudar no aperfeiçoamento dos seus serviços, melhorando os processos dentro do seu escritório, facilitando no treinamento dos seus funcionários e mostrando uma visão detalhada do que os seus clientes desejam em um escritório de advocacia, e de como os seus clientes te enxergam evitando que seu negócio seja detonado de criticas pelo péssimo serviço desempenhado por você e sua equipe.

Desta forma, evite o abandono de seus clientes após o fim de um processo, eles são uma fonte muito importante de informações sobre a sua atuação no mercado e merecem total atenção, mesmo quando o processo não alcança o efetivo sucesso, tente conversar com o seu cliente e deixe bem claro que você fez todo o esforço possível para o sucesso, assim você ganhará a confiança deste cliente mesmo em um momento de derrota, podendo ainda extrair informações valiosíssimas para o crescimento e melhoria do seu escritório.

“Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem.” – Santo Agostinho

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